8 de março de 2010

O APOCALIPSE E O SACERDOTE INTERCESSOR

O Apocalipse, último livro da Bíblia, descreve Jesus como o nosso Senhor. Ele está vivo. Reina em Seu trono, no santuário celestial. Nosso mundo está em Suas mãos. Ele vela constantemente sobre Seus filhos. Tudo o que nos preocupa, preocupa-O também. Nosso Senhor ressurreto ministra diante do trono de Deus em nosso favor. Neste mês, ao contemplarmos o Céu pelos olhos das Escrituras, mais uma vez ficaremos maravilhados com Seu infinito amor e cuidado.
1. Como João descreve Jesus, nosso Salvador ressurreto?
“Graça e paz a vós outros, da parte dAquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do Seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da Terra” (Ap 1:4, 5).
Jesus é a ___________________ Testemunha.
Jesus é o ___________________ 
Jesus, a Fiel Testemunha, compreende cada experiência pela qual passamos. Ele próprio venceu a morte; por isso, é capaz de lidar com qualquer desafio que enfrentamos. Do Seu trono, Ele guia o destino de nosso Planeta. Nosso destino final está em Suas mãos.
2. Qual foi a declaração de Jesus sobre Si mesmo?
“Eu Sou o primeiro e o último e Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”(Ap 1:17, 18).
Jesus esteve morto, mas agora está______________________.
3. Que promessa fez Jesus à igreja de Filadélfia em Apocalipse 3?
“Conheço as tuas obras - eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar - que tens pouca força, entretanto, guardaste a Minha palavra e não negaste o Meu nome” (Ap 3:8).
Deus colocou diante da igreja uma______________________.
Em Apocalipse 4:1, João ficou maravilhado quando olhou e viu uma porta aberta no Céu. Ao contemplar o Céu, ele viu o Pai sentado sobre Seu trono, entre os louvores e a adoração de todo o Universo. No capítulo 5, Jesus, o Cordeiro Imolado e agora o Sacerdote vivo, é nosso representante. Ele está diante do trono do Pai intercedendo por nós. Quando perguntam: “Quem é digno de abrir o livro?” (verso 2), Jesus dá um passo à frente. Ele é o único digno em todo o Céu. Lá, no trono de Deus, nosso Sacerdote intercessor apresenta diante de todo Céu, Sua perfeição e vida sem pecado em nossa defesa.
4. Onde está Jesus agora?
“Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que Se assentou à destra do trono da Majestade nos Céus, como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem” (Hb 8:1, 2).

I Há no Céu um santuário real? Faça um círculo na resposta correta.
Sim
Não
Escreva, com suas próprias palavras, porque é tão animador saber que Jesus está vivo e ministra no santuário celestial.____________________________.

5. O que está Jesus a fazer agora?
“Por isso, também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7:25).
Jesus vive para sempre ____________________.
Todo o propósito da vida de Jesus – a razão de Sua existência – consiste em nos salvar. Nada é mais importante para Ele. Não haveria alegria no Céu, se não estivéssemos lá com Ele.
6. Que gentil convite é feito pelo apóstolo Paulo?
“Porque não temos Sumo Sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4:15, 16).
Nosso Senhor nos convida a recebermos misericórdia e acharmos____________________.
Jesus, Sumo Sacerdote intercessor, permanece diante do trono de Deus para apresentar Sua justiça em lugar de nossa injustiça. Tudo o que não somos, Ele é. Ele perdoa o nosso passado e nos capacita para nosso presente. Em Jesus encontramos misericórdia e força, conforto e esperança, alegria em nossas tristezas. Ele não apenas compreende nossas necessidades, mas é totalmente capaz de realizar algo a respeito. Ele não oferece empatia simplesmente, oferece ajuda quando necessitamos.
Que Salvador maravilhoso é Jesus, nosso Senhor. Nosso Sumo Sacerdote intercessor, Jesus Cristo, o Senhor ressurreto, provê tudo o que precisamos para vivermos hoje uma vida cristã feliz, contente e cheia da graça. Coloque sua fé no Cristo vivo hoje. Concentre sua atenção no santuário celestial e alegre-se em tudo o que Jesus lhe oferece.
O estudo bíblico do próximo mês abordará “O Conflito do Tempo do Fim no Apocalipse”.