9 de março de 2010

A FÉ QUE TRANSFORMA VIDAS

Alguma vez você já questionou o que Jesus quis dizer quando afirmou que, se tivermos fé tão pequena como um grão de mostarda, moveremos montanhas? O que faz com que a fé seja tão poderosa? Por que parece que alguns cristãos têm muito dessa fé e outros têm tão pouco? Na lição de hoje, estudaremos como ter muito dessa fé que transforma vidas.

1. Que pedido importante os discípulos fizeram a Jesus?
“Então disse ram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé” (Lc 17:5).

Os discípulos pediram a Jesus para aumentar sua _______________________.

Na sua opinião, por que eles fizeram esse pedido?______________________.

2. Como Jesus respondeu ao pedido dos discípulos?
“Respondeu-lhes o Senhor : Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá” (Lc 17:6).

Jesus disse que se a fé dos discípulos fosse tão pequena como um _______________________ ,

veriam grandes milagres.

A semente de mostarda é uma das menores sementes que existem. Mesmo a menor quantidade de fé transforma vidas. Quando Jesus disse que a fé do tamanho de um grão de mostarda seria suficiente para arrancar uma amoreira pela raiz e transplantá-la dentro do mar, Ele estava ilustrando o incrível poder da fé.

3. De onde vem a fé? Como podemos recebê-la? A fé pode ser gerada por nós mesmos??
“Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo, além do que convém, antes, pense com moderação segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Rm 12:3).
“Toda boa dádiva e todo dom per feito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode ex istir variação, ou sombra de mudança” (Tg 1:17)..

Fé uma___________________.

A fé não é algo que construímos; é algo que recebemos como presente do Céu. Quando aceitamos Jesus e nos tornamos parte da família de Deus, nosso Pai celeste dá a cada um de nós uma medida de fé.
4. Que papel a fé desempenha em nossa salvação?
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2:8).

Somos salvos pela__________________.

A fé não é nossa Salvadora; Jesus é nosso Salvador. Salvação é um presente da graça. Quando, por um ato de fé, confiamos em Deus, recebemos Sua graça. Mesmo quando exercitamos a fé para receber o presente da salvação de Deus, é também um presente. Nosso papel é escolher aceitar o presente que, gratuitamente, Deus nos oferece.
5. Além de sermos salvos pela fé, o que mais a fé realiza em nossa vida? Como Jesus descreve o papel da fé?
“Para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Mim”(At 26:18).

Somos_________________pela fé.

A palavra “santificar” significa separar algo para um propósito santo. Está relacionada a algo consagrado ou feito santo. Quando aceitamos a salvação de Jesus pela fé, Ele inicia em nós uma obra de santificação ou nos faz santos. Pela fé, confiamos em Sua graça para nos salvar da penalidade do pecado e, pela fé, cremos em Sua graça para nos salvar do poder do pecado.

6. Qual é o segredo de uma vida cristã vitoriosa, feliz e livre de culpa?
“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Rm 1:17).
“Visto que andamos por fé, e não pelo que vemos” (2Co 5:7).

Vivemos pela _____________________.
Andamos pe ______________________.

Viver e andar pela fé é viver, diária e continuamente, confiando em Deus. Quando exercitamos a fé que Ele colocou em nosso coração e confiamos nEle como nosso melhor amigo, sabendo que deseja somente o nosso bem, nossa fé é fortalecida e experimentamos uma vida cristã abundante.

7. Que conselho deu Jesus aos Seus discípulos em relação à vida cristã vitoriosa?
“Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus” (Mc 11:22).

Jesus insistia com Seus seguidores a ter fé em____________________.

Fé em Deus é o segredo para lidar com a preocupação, ansiedade, culpa, medo e frustração. Deus colocou em nosso coração uma medida de fé e, todos os dias, temos a promessa de que Ele aumentará nossa fé. Nossa fé cresce ao lermos Sua Palavra e ao deixarmos os desafios de nossa vida com Ele. Tiremos os olhos de tudo que nos deixa perplexos e, confiando nossa vida em Suas mãos, viveremos uma vida cristã cheia de fé e alegria.

No próximo mês, daremos início a uma série de estudos sobre o livro do Apocalipse, com “O Incomparável Jesus do Apocalipse.”