11 de março de 2010

ENGANOS NOS ÚLTIMOS DIAS

Milhões de pessoas, em todo o mundo, procuram astrólogos, adivinhos e espiritualistas para tentar descobrir o futuro. Os mistérios da vida lhes causam perplexidade. Por isso, procuram respostas. Outras pessoas são dominadas pelo medo de espíritos do mal; 
sua vida é consumida na tentativa de “agradar” aos espíritos. Deus deseja nos libertar 
desses enganos.
Ele é o grande libertador. Nosso Pai celestial espera que Seus filhos vivam felizes, em paz e com alegria. A lição deste mês mostra como nos libertar da influência controladora dos espíritos maus em nossa vida.

1. Que promessa Jesus deu a Seus seguidores? Leia o texto abaixo e preencha os 
espaços em branco.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32).

E a _____________________________________.

Satanás quer nos manter escravos da escuridão, dos enganos e superstições. Mas a 
verdade de Jesus nos liberta do medo do desconhecido.

2. Como Deus Se distingue dos deuses pagãos das nações que circundavam Israel? 
Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que Eu sou Deus, e não há outro, Eu sou Deus, e não há outro semelhante a Mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as 
coisas que ainda não sucederam” (Is 46:9, 10).

Deus disse: “Eu sou Deus, ... anuncio o que há de ____________________ desde a antiguidade.”

Somente Deus sabe o futuro. Qualquer pessoa que alega prever o futuro é um impostor.

3. Qual é a verdadeira fonte de sabedoria e como podemos descobri-la? Leia o texto abaixo e circule as palavras que respondam adequadamente à pergunta.
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes 
impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tg 1:5).

Os astrólogos, adivinhos e espiritualistas estão cheios da falsidade deste mundo, não da verdade que vem do Alto.

4. Deus condena as falsas fontes de sabedoria. Leia o texto abaixo e circule cada falsa fonte de sabedoria.
“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem 
prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos” (Dt 18:10, 11).

5. De que maneira Deus chamou esses profetas? Leia o texto abaixo e preencha o 
espaço em branco.
“Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, 
os lança de diante de ti” (Dt 18:12).

A Bíblia diz: “Todo aquele que faz essas coisas é _______________ ao Senhor.”


6. Qual será o destino final desses astrólogos, espiritualistas e adivinhos enganadores? Leia o texto abaixo e preencha o espaço em branco.
“Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo, para que diante dele se assentem” (Is 47:14).

“O fogo os _______________________________ .”

7. Em vez de buscar sabedoria e força no oculto, onde Deus nos encoraja a buscar a 
verdadeira sabedoria?
“Olhai para Mim e sede salvos; vós, todos os limites da Terra; porque Eu sou Deus, e não há outro” (Is 45:22).

8. Temos a promessa de que, em Cristo, podemos vencer os poderes do mal. Segundo o texto abaixo, qual é a fonte de nosso poder? Preencha os espaços em branco.
“Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1Jo 4:4).

A Bíblia diz: “Aquele que está em _____________ é maior do que aquele que está no _________ .”

Embora nossa batalha seja contra os principados e potestades, contra os agentes das trevas e os poderes da abominação espiritual, Jesus é maior e mais poderoso que todos os poderes do inferno (Ef 6:12; Mt 16:18). Em Jesus, estamos seguros contra as forças do mal. Ele “é nosso refúgio e fortaleza” (Sl 46:1). Não precisamos temer. Ele veio para nos dar paz (Jo 14:27). Ao abrir nosso coração a Ele, submetendo nossa vida a Ele, seremos libertos da escravidão do medo e da superstição.

O estudo do próximo mês, Esperança Além da Cruz, examinará as evidências bíblicas sobre o que acontece após a morte.