12 de março de 2010

EM QUE DIA É DEUS CELEBRADO?

Alguma vez você desejou descobrir uma ilha de paz neste mundo de estresse? Há momentos, em sua vida, em que tudo o preocupa? Você teme o futuro?
Deus criou essa ilha de paz que seu coração tanto deseja. O sábado é o eterno símbolo de Seu amor por nós. Seu descanso sabático lembra-nos, a cada semana, de que Ele nos criou e não Se esqueceu de nós.
1. Que três coisas específicas fez Deus no sétimo dia, o sábado? Leia o texto abaixo e responda.
“E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”(Gn 2:3).
O que fez Deus?:_______________________________________________________
Embora seja possível receber as bênçãos de Deus em qualquer dia em que O adoremos, apenas podemos receber Suas bênçãos sabáticas se O adorarmos no Seu sábado. Ele abençoou, em especial, o sétimo dia; esse é o dia que Ele santificou.
2. O que Deus prometeu para os que guardam o sábado? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal”(Is 56:2).
Deus promete um ___________________________ para aqueles que guardam o sábado.
Escreva, com suas próprias palavras, algumas das bênçãos que Deus dá àqueles que guardam o sábado:____________________________________.
3. Como Deus descreve o sábado? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas” (Lv 23:3).
O sábado é o dia de ________________________solene e de santa _______________________.
Aos sábados, descansamos de nossas lutas e encontramos paz e alegria na santa convocação de Deus. Convocação é “reunião”. O sábado é uma sagrada ou santa reunião do povo de Deus para adorá-Lo.
4. Como Jesus guardou o sábado? Como era Seu costume semanal? Leia o verso abaixo e circule as respostas.
“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantou-Se para ler” (Lc 4:16).
O sábado era especial para Jesus. Cada sábado ele gastava tempo adorando Seu Pai celestial. Jesus também realizou muitos de Seus milagres de cura no sábado.
5. O que os milagres de cura realizados por Cristo nos ensinam sobre a celebração do sábado? Leia o texto abaixo e sublinhe por que Jesus curava no sábado.
“Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do homem é senhor do sábado. […] Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem” (Mt 12:7,8 e 12).
O que isso significa para nós hoje? ___________________________________.
Como a compaixão, bondade e boas obras de Jesus durante o sábado servem de modelo para nós?
6. O que o Senhor nos convida a fazer hoje? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse” (Is 58:13, 14).
O Senhor nos diz:___________________________________.
O Senhor nos convida a não:_______________________________________.
A mensagem de Isaías nos ensina que, quando separamos o sábado do sétimo dia do nosso controle e honramos a Deus com nossas palavras e atividades, Ele nos fará andar nas alturas da terra. Em outras palavras, nossa vida será abençoada com a Sua presença.
7. Como serão os nossos sábados no Céu? Leia o texto abaixo e circule a resposta.
“‘E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim’, diz o SENHOR” (Is 66:23).
Imagine: Todos os seres celestes e todos os remidos adorarão diante do trono de Deus, aos sábados. Cantarão hinos de louvor e melodias de adoração. O próprio Deus falará do Seu infinito amor por nós. Ele compartilhará Sua imensa alegria por estarmos com Ele por toda a eternidade.
Gostaria você de dizer a Jesus que o desejo do seu coração é adorar com os anjos naquele primeiro sábado no Céu? Por que não inclina a cabeça, agora, e conta isso a Ele?
O que a Bíblia diz sobre saúde? Acompanhe nosso próximo estudo bíblico: “Uma Questão de Saúde”